Home office multifuncional é o projeto da 3P Studio na CASACOR

Foto: Rafael Ribeiro

Texto: Davi Paes e Lima

É cada vez mais comum as pessoas terem a oportunidade de trabalhar de casa, e isso pede que o ambiente escolhido para as tarefas seja multifuncional – e não apenas um espaço para produzir. A 3P Studio assina, na CASACOR Florianópolis 2019, mostra aberta para visitação até o próximo dia 28 de outubro, o projeto Cozy Office, um home office pensado nos conceitos do hygge – considerado o estilo de vida do povo com a melhor qualidade de vida do mundo.

O propósito das sócias e arquitetas Aline Pires, Julia Prado e Natália Prates foi transformar o espaço de 49 m2 em um ambiente aconchegante e funcional.

“Para adaptar-nos à realidade dos espaços mobiliários de hoje, criamos um ambiente versátil, ideal para trabalhar mas também para compartilhar, desconectar/conectar, relaxar e unir”, explica Julia.

Detalhes que favorecem a multifuncionalidade

A mesa de trabalho individual deu lugar a uma grande mesa de jantar, que pode ser compartilhada com uma equipe de trabalho. O balcão suspenso é um suporte para guardar materiais, livros e arquivos. A copa traz comodidade, onde se pode fazer um café ou um chá com ervas frescas colhidas no jardim do próprio home office.

O jardim sensorial possui ervas e árvores frutíferas: é um respiro para o dia a dia, para oxigenar, reavaliar escolhas e colocar os pensamentos no lugar. A grama possibilita a interação direta com a terra, estimulando os sentidos. No jardim foi colocado uma cobertura de vidro com iluminação artificial, que simula a luz natural de um jardim de inverno e, por meio da automação e dimerização das lâmpadas, é possível reproduzir as horas do dia, do amanhecer ao anoitecer.

A lareira é outro diferencial do projeto, propiciando relaxamento, leitura e introspecção e, ao mesmo tempo, ser um espaço para receber amigos. A frase na parede “Um passo de cada vez” vem acompanhada por uma escada de livros, simbolizando a necessidade de desacelerar em alguns momentos.

Cores que “conversam” com o ambiente

Além das tendências sempre atuais, como o uso de madeira e vegetação natural, as arquitetas exploraram as cores, trazendo o rosa e o verde de forma bem presente e expressiva.

“O rosa do painel laqueado abraça a área de trabalho e cria um pano de fundo para o espaço e para o grande quadro em destaque; já o verde aparece no nicho das lenhas e é distribuído pelo ambiente através de uma sanca de iluminação, que contorna as vigas aparentes, fazendo a conexão entre os espaços de trabalho e descompressão’’, diz Natália.

Veja mais fotos do projeto:

Fotos: Rafael Ribeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui