Empresária Mariana Cafaro mantém esperança e solidariedade para motivar colaboradores e clientes

Mariana Cafaro. Foto: Fabrícia Pinho

À frente de três salões de beleza nos três principais shoppings de Florianópolis e São José, a empresária Mariana Cafaro demonstra esperança em meio à avalanche de incerteza que assolou os proprietários de lojas e franquias que tiveram seus negócios fechados desde o dia 18 de março, por conta do Covid-19. 

Cerca de 100 colaborares trabalham nas unidades do Werner Coiffer, no Shopping Iguatemi, do Jacques Janine, no Beiramar Shopping, e, mais recentemente, do recém-inaugurado Werner, no Continente Shopping. Administrar a crise emocional e financeira dos trabalhadores não têm sido tarefa fácil, mas é um exercício diário de empatia e solidariedade. 

  1. Como está sendo lidar com esse período de quarentena?  

Mariana: A incerteza tem sido a pior parte. Não consigo planejar nem fazer um cálculo exato do prejuízo porque não sei quando os shoppings reabrirão. Nesta semana, precisarei realizar a primeira folha de pagamento e foi com recurso próprio. Ao mesmo tempo, confio na renegociação das dívidas com shoppings, bancos e fornecedores. Nossa realidade não será mais a mesma e todos precisamos nos unir para encarar esse novo momento. 

2. Qual o maior desafio nesse período? Não perder os clientes ou atender as necessidades dos colaboradores?

Mariana: Manter a calma e a esperança dos meus colaborares. Eles são meu principal ativo. Sem eles, não há serviço. Estão ansiosos em voltar, assim como os clientes. Mesmo assim, entendemos que, nesse primeiro momento, o retorno será gradual. Muitas pessoas terão medo de retomar suas atividades. Por isso, estabelecemos protocolos de segurança que funcionarão assim que os shoppings reabrirem, como distanciamento das bancadas de atendimento, máscara para todos os colabores, álcool em gel e marcação de horário com espaço maior entre os clientes. 

3. Qual sua primeira ação pós quarentena?

Mariana: Já havia programado ações com meus fornecedores e com minha assessoria de comunicação pros próximos dois meses. Eles não foram cancelados, foram adiados. Mudamos as datas e agora estamos planejando eventos que proporcionem bem-estar, beleza, segurança e relaxamento pós-pandemia. 

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