Conheça os vencedores do Prêmio CASACOR Santa Catarina | BC

Os premiados. Foto: Carlos Alves

Texto: Luciana de Moraes

Com um elenco de mais de 40 profissionais de 11 cidades do Sul do Brasil, a CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú apresentou 24 ambientes que harmonizaram os conceitos de afetividade, sustentabilidade e tecnologia, pilares do tema das mostras em todo o Brasil. Os vencedores em seis categorias do Prêmio Planeta Casa, este ano realizado em parceria com o Grupo RIC, foram anunciados em noite de festa na Casa do Lago. 

Na categoria Prêmio Planeta Casa – Melhor adequação ao tema Sustentabilidade, o premiado foi o Lake Loft, assinado por Fábio Borges Casanova. Ele foi destaque por apresentar soluções de baixo impacto ambiental. O Prêmio Planeta Casa – Melhor adequação ao tema Afetividade foi para a Sala Cor de Pele, de Pedro Tessarollo e Jairo Lopes, que propôs aos visitantes uma conexão especial com o projeto com base no conceito de arquitetura emocional. O Prêmio Planeta Casa – Melhor adequação ao tema Tecnologia foi para o Hall de Entrada Conceito e Lavabo Tridimensional, assinado por Eduardo Castello Branco e Cibele Castello Branco. O ambiente valorizou o uso da tecnologia a favor dos propósitos humanos. 

Prêmio Ambiente Original Residencial foi para a Suíte do Casal, de Mariane Bassegio e Nando Machado. O Prêmio Melhor Ambiente Comercial e de Uso Público foi entregue para o Restaurante Motírõ, do escritório Ileon Arquitetura, formado por Ileon de Mello, Jordana Battisti e Marcelo Urizar. Por fim, o Ambiente Destaque eleito pelos escritórios participantes do elenco foi para Loft Haven Home, de Mike Hoffmann e Lia Herrmann. 

— Encontrei nesta edição da CASACOR SC | Balneário Camboriú ambientes contemporâneos, aconchegantes, tudo a ver com o tema da mostra e conectados ao futuro. Para chegar aos vencedores, avaliamos a questão de harmonia entre as escolhas, a parte técnica, construtiva e criativa. Busquei os ambientes mais reais, possíveis de executar. E isso foi o que mais me marcou na mostra deste ano: ambientes conceituais, mas muito realistas — diz a designer Michele Pires, diretora da ABD/SC, uma das juradas do Prêmio.

Além de Michele, o corpo de jurados foi formado pelo diretor de relacionamento e conteúdo CASACOR Pedro Ariel Santana, o coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da Univali Carlos Barbosa, o arquiteto e presidente da AsBEA/SC Carlos Lopes, o arquiteto e professor do curso de pós-graduação da Univali Evandro Gaspar, a arquiteta e professora do curso de arquitetura e urbanismo da Univali Katia Maria Veras, a fotógrafa especializada em arquitetura e interiores Mariana Boro, o fotógrafo especializado em arquitetura e interiores Lio Simas e a jornalista e publisher do portal ArqSC Simone Bobsin.

Planeta Casa, conceito para 2019

Sustentabilidade, tecnologia e afeto são os três pilares do conceito Planeta Casa, que guiará as mostras deste ano. O tema foi criado na tendência do lar como universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade. 

— Me surpreendeu como a grande maioria dos profissionais este ano buscou se inspirar no tema. Essa preocupação é importante. Para avaliar os ambientes, levei ao pé da letra os quesitos, tanto em sustentabilidade quanto tecnologia e originalidade. Mas além de analisar atentamente a composição geral, acabamento, complexidade, dificuldade, soluções de layout, de iluminação, escolha dos objetos etc, levei em consideração a emoção que senti em cada espaço. E todos estão de parabéns — destaca arquiteto e professor do curso de pós-graduação da Univali Evandro Gaspar. 

Para Francis Bernardo, diretora da CASACOR SC, o resultado atesta o sucesso do evento este ano.

— Nós não participamos da votação, mas gostaríamos de dar um troféu para cada profissional. Estão todos de parabéns. Para nós a Mostra está um sucesso e estamos felizes com resultado e trabalhos de todos — comemora Francis.

Ambientes  premiados CASACOR Santa Catarina | Balneário Camboriú 2019

– Prêmio Planeta Casa – Melhor adequação ao tema Sustentabilidade: o Lake Loft, de Fábio Borges Casanova
– Prêmio Planeta Casa – Melhor adequação ao tema Afetividade: Sala Cor de Pele, de Pedro Tessarollo e Jairo Lopes
– Prêmio Planeta Casa – Melhor adequação ao tema Tecnologia: Hall de Entrada Conceito e Lavabo Tridimensional, de Eduardo Castello Branco e Cibele Castello Branco.  
– Prêmio Ambiente Original Residencial: Suíte do Casal, de Mariane Bassegio e Nando Machado
– Prêmio Melhor Ambiente Comercial e de Uso Público: Restaurante Motírõ, do escrtório Ileon Arquitetura, formado por Ileon de Mello, Jordana Battisti e Marcelo Urizar
– Ambiente Destaque eleito pelos escritórios participantes do elenco: Loft Haven Home, de Mike Hoffmann e Lia Herrmann. 

Fotos: Carlos Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui